O que é Etnomatemática?


ETNOMATEMÁTICA

A Etnomatemática lança mão dos diversos meios de que as culturas se utilizam para encontrar explicações para a

Modelo por Ubirtan D'Ambrosio

Modelo por Ubirtan D'Ambrosio

sua realidade e vencer as dificuldades que surgem no seu dia-a-dia. (A Etnomatemática não se limita a Matemática!)

Etnomatemática propõe um enfoque epistemológico alternativo associado a uma historiografia mais ampla. Parte da realidade e chega, de maneira natural através de um enfoque cognitivo com forte fundamentação cultural, à ação pedagógica.

O Programa Etnomatemática reconhece que não é possível chegar a uma teoria final das maneiras de saber/fazer matemático de uma cultura, daí o caráter dinâmico deste programa de pesquisas. (Ao contrário da Matemática, que possuindo sua epistemologia fechada, quando se propõe a fazer um estudo com embasamento etnoantropológico, o faz fundamentado nas culturas mediterrâneas e nos algoritmos, como padrão que orienta a compreensão do modo de pensar matemático nas culturas estudadas).

Para pensar mais…….

A EPISTEMOLOGIA DA ETNOMATEMÁTICA

Muitas discussões têm sido levantadas por pesquisadores em Etnomatemática, a respeito da criação de sua proposta epistemológica, principalmente depois da criação do International Study Group on Ethnomathematics, o ISGEm, em 1985.

Segundo D’Ambrósio (2002), não se deve tentar construir uma epistemologia para a Etnomatemática, já que assim estar-se-ia propondo uma explicação final para a mesma, o que na sua visão, feriria a idéia central do programa, que é entender a aventura da espécie humana na busca de conhecimento e na adoção de comportamentos.

Por outro lado, pesquisadores de renome na área, têm levantado discussões a respeito do reconhecimento da Etnomatemática como uma Ciência, que estaria numa “zona de confluência” entre a Matemática e a Antropologia Cultural.

Sebastiani Ferreira (1991) recorre às idéias de Thomas Kuhn, um filósofo da Ciência, que no seu livro “A Estrutura das Revoluções Científicas” apresenta os caminhos que deve percorrer um acento científico desde seu nascimento até sua ruptura, através de uma revolução, e conclui que de acordo com as idéias kuhnianas, a Etnomatemática pode ser classificada como um acento, movimento e até mesmo uma filosofia, o que garante sua caracterização como um paradigma.

Modelo por Sebastiani

Modelo por Sebastiani

Segundo Alan Bishop (1989), existem duas correntes distintas de pensamento sobre Etnomatemática, a do casal Ascher e a de D’Ambrósio, mas podemos observar outras correntes na literatura etnomatemática.

Marcelo Borba (1988) define Etnomatemática como a matemática praticada por grupos culturais, como sociedades tribais, grupos de trabalho ou grupos de moradores.

Paulus Gerdes (1991) diz que a Etnomatemática está contida na Matemática, Etnologia (Antropologia Cultural) e também na Didática da Matemática.

Gelsa Knijnik (1993) chama de abordagem etnomatemática a investigação das concepções, tradições e práticas matemáticas de um grupo social subordinado e o trabalho pedagógico que se desenvolve na perspectiva de que o grupo interprete e codifique seu conhecimento; adquira o conhecimento produzido pela matemática acadêmica, utilizando, quando se defrontar com situações reais, aquele que lhe parecer mais adequado. Knijnik entende que a Matemática precisa ser compreendida como um tipo de conhecimento cultural que todas as culturas geram, assim como geram linguagem, crenças, rituais e técnicas específicas de produção.

D’Ambrósio (2002), acredita que a Etnomatemática possui várias dimensões que na maioria das vezes estão interligadas, e para efeito didático as classifica deste modo: dimensão conceitual, dimensão histórica, dimensão cognitiva, dimensão epistemológica, dimensão política e dimensão educacional.

Fonte: ETNOMATEMÁTICA: UM ESTUDO DA EVOLUÇÃO DAS IDÉIAS

Disponível em http://www.ufrrj.br/leptrans/8.pdf

13 responses to this post.

  1. Posted by Joacy de Abreu Faria on maio 12, 2011 at 2:48 am

    É impressionante a abrangência da etnomatemática, lembrando o arcabouço tanto da semiótica quanto o da andragogia. É o conhecimento que dá sustentação e particularidade à ciência, seja qual for o ramo pesquisado.

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  2. Posted by Leonardo Novais on março 21, 2012 at 2:34 am

    Etnomatematica é sai das aulas teoricas e partir pra algo mais prático, como elaborar apresentações para explicar um determinado conteúdo. Como por exemplo o conteúdo de porcentagem.

    EXEMPLO
    Montar uma loja na sala de aula, com roupas e outros objetos, daí alguns alunos serão vendedores e outros compradores, e, no entanto eles aprenderão os conceitos de aumento e descontos em porcentagem.

    Leonardo de Ibotirama-Ba

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  3. Posted by ronicley araujo on março 21, 2012 at 3:43 am

    Leonardo tudo bem

    Penso também que Etnomatemática é ter a sensibilidade e dar espaço para a conversa a respeito de como as contas são realizadas, e porque algumas pessoas tem mais facilidades e outras em realizar tarefas, por exemplo, de multiplicação que outras.

    As vezes, compreender que o mundo do trabalho pode colaborar com um aprendizado significativo.

    Agora quanto mais podemos fazer e entrar na dita “imaginação” ou por quê não envolvimento em atividades formais de compra e venda. Muitos de nossos alunos/as convivem com essas situações, trazendo para sala de aula e mediando o respeito entre os alunos/as também é importante: valorizar, envolver na prática e aprender.

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  4. Posted by Patricia on abril 22, 2012 at 5:46 pm

    Não tinha conhecimento dessa modalidade porém, pude perceber que a etnomatematica é sair dessa coisa estática da sala de aula e vivenciar a prática.Muito interessante!

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  5. Posted by Antonio Alves de Deus on junho 5, 2012 at 11:07 pm

    Quando valorizamos e usamos no processo ensino-aprendizagem o cabedal de conhecimentos que o aluno traz consigo praticamos a arte ensinar e conhecer – etnomatematica

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  6. Posted by ronicley araujo on julho 27, 2012 at 4:45 am

    Muito bom os comentários e apontamentos, infelizmente perdemos contato com e não temos grupos que pensam assim tão próximos uns dos outros, mas em alguns lugares nos encontramos.

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  7. Posted by SOLANGE on abril 28, 2013 at 10:57 pm

    A TEORIA SEM A PRÁTICA É UM MAR MORTO…

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  8. Acho muito importante a Etnomatemática pois ela valoriza a cultura os grupos étnicos, dando suporte a uma aprendizagem significativa.

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  9. quero saber mais sobre Etnomatematica , olhar cultural, como e dado aprendizado , quem ensina . de forma se aprende. quais os povos.

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  10. Interessante consultar Ubiratan D’Ambrosio em”Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade”, onde ele acentua que “as críticas às propostas epistemológicas que polarizaram a filosofia das ciências dos anos 70 … tiveram influência pelo meu interesse pelo assunto”.

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  11. Posted by ronicley araujo on fevereiro 3, 2014 at 12:52 am

    Sempre pensar o que temos, deixamos e as vezes não conseguimos ver entre as tradições e a modernidade é muito importante. o livro é muito bom, gostei de ler Joacy

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  12. Posted by francisca das chagas dos santos on março 23, 2014 at 12:55 am

    maravilhoso esse material, me ajudou muito!

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